Auto da Barca do Inferno

03-04-25 Qui.

© Paulo Nogueira

Auto da Barca do Inferno

Classificação etária: M6 Duração: 75min. Sessão para escolas e público em geral Mediante inscrição

Autor: Gil Vicente

Encenação: Rui Madeira

Elenco: André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Jaime Soares, Rogério Boane, Sílvia Brito, Solange Sá, Eduarda Filipa

Figurinos: Sílvia Alves

Desenho de luz: Fred Rompante

Espaço cénico: Rui Madeira

Desenho de som: Pedro Pinto

Fotografia: Manuel Correia, Paulo Nogueira

Grafismo: Carlos Sampaio

A atividade da CTB é financiada pelo Ministério da Cultura/DGArtes, Câmara Municipal de Braga e apoiada no âmbito da lei do mecenato pela empresa Grupo DST. 


03-04-25 Qui.
15:00
Sala Principal

Companhia de Teatro de Braga

O Auto da Barca do Inferno, uma das mais famosas obras do escritor português Gil Vicente, já foi adaptada inúmeras vezes para o teatro ao longo dos anos. Cada adaptação traz a sua própria visão do texto, explorando os conflitos e alegorias presentes na história.

“Será que a maledicência, o orgulho, a usura, a concupiscência, a venalidade, a petulância, o fundamentalismo, a inveja, a mesquinhez, o falso moralismo cristão… têm entrada direta no Paraíso? Ou terão de passar pelo Purgatório? Ou vão diretamente para o Inferno? E a pé, de pulo ou voo? Aliás, onde fica e como designamos o Lugar onde estamos? E que paraíso buscamos?”

Uma revisão da Companhia de Teatro de Braga, em demanda da modernidade sobre o texto Vicentino e o prazer do jogo teatral. Um espetáculo sobre a nossa memória identitária. 

Fundada em 1980 no Porto com a designação de CENA, a CTB desenvolve o seu projecto de criação artística balançando entre o texto clássico e contemporâneo e aprofundando a sua experimentação sobre as práticas teatrais. Pretende fazer de Braga e do Theatro Circo, onde está sediada desde 1984, uma placa giratória de confronto artístico entre criadores da Europa e do Espaço Lusófono. 

Auto da Barca do Inferno, one of the most famous works by Portuguese writer Gil Vicente, has been adapted countless times for theater plays over the years. Each adaptation brings its own vision of the text, exploring the conflicts and allegories present in the story.

"Do slander, pride, usury, lust, venality, petulance, fundamentalism, envy, pettiness, false Christian moralism... have direct entry to Paradise? Or will they have to pass through Purgatory? Or will they go straight to Hell? And on foot, by leap or by flight? By the way, where is it and how do we designate the Place where we are? And what paradise are we seeking?"

A review by the Companhia de Teatro de Braga, in search of modernity about the Vicentino text and the pleasure of theatrical play. A show about our identity memory.

Founded in 1980 in Porto under the name CENA, CTB develops its artistic creation project by balancing between classical and contemporary texts and deepening its experimentation with theatrical practices. It aims to make Braga and the Theatro Circo, where it has been based since 1984, a turning point for artistic confrontation between creators from Europe and the Portuguese-speaking world.