T0+1
Thorsten Grütjen

02-06-25 Seg.

© Nuno Barreto

T0+1

Classificação etária: M3 Duração: 50min. Preço: 2€

Criação e Interpretação: Thorsten Grütjen

Aconselhamento Artístico e Apoio ao Movimento: Madalena Victorino

Direcção Técnica e operação: Paulo Brites

Composição Musical: Jens Narayan Börner

Acompanhamento na pesquisa antropológica e realização audiovisual de entrevistas de apoio ao projeto: Vera Abreu

Cenografia: Roland Bauer, Thomas Hornig, Dieter Pirk

Consultor de cenografia: Carlos Santos

Figurinista: Isabel João, Chris Wyn

Histórias: Vasco Almeida

Fotografia: João Mariano

Vídeo: Diogo Grilo

Motorizada: Forvel - casal 1979

Coprodução: Erva Daninha - Festival Trengo . Porto Teatro Virgínia . Torres Nova

Parceiros: 1000olhos - Imagem e comunicação, FF Solar, Frank Lehmann - Ideias em Madeira, Aljezur | Teatro Experimental de Lagos | Teatro do Mar, Sines | Ateneu do Quatorze, São Luís - Odemira | Teatro do Silêncio, Lisboa | Museu do circo Momo, Lousã | Nuvem Voadora, Vila do Conde | Associação de Circo ADAPCDE | Grupo do Rancho Folclórico do Rogil | Espaço Vida Nascente, Moinho Novo, Aljezur


02-06-25 Seg.
11:00
Caixa de Palco

Tosta Mista

Um artista de Circo perde todo o seu trabalho depois de uma pandemia ter abalado o mundo tal como o conhecíamos. 

O Artista-Clown-Malabarista, no final do confinamento, faz-se à estrada com a sua mota de três rodas e procura reencontrar a sua rua, o seu espaçopúblico, o seu lugar de trabalho onde pode apresentar os seus espectáculos e reencontrar as pessoas. Reflecte sobre o direito à habitação, o nomadismo e a importância de ver o nosso planeta como casa para todos os seus habitantes. Numa linguagem poética e clownesca, apresenta estas ideias aos primeiros visitantes da sua casa, numa promessa de renovação, união, esperança e uma vontade de criar um futuro melhor. Em T0+1 são exploradas estas forças – Tensão Máxima Dinâmica – interpretando- as através do movimento, manipulação de objetos e criando uma relação entre o corpo humano e as funcionalidades desta micro unidade Dymaxion, sobre três rodas, com motor Forvel-Casal. 

Para além da função cénica que assume, a Camota é também uma instalação em si, que o público pode visitar antes ou depois do espectáculo, funcionando também como meio de divulgação e sensibilização do projeto. 

Desde que chegou a Portugal, em 1992, o percurso artístico de Thorsten Grütjen tem- se ramificado por várias linguagens – teatro físico, clown, malabarismo, técnicas de improviso e de manipulação de objetos. Colaborou durante uma década com a Casa Chapitô, integrando, paralelamente, outros projetos ligados às artes circenses e animações de rua. A paixão por viajar levou-o até outros países da Europa, participando em produções de cinema, festivais internacionais de teatro de rua e encontros de malabarismo, de onde arrecadou prémios com as suas personagens. 

A circus artist loses all his work after a pandemic shook the world as we knew it.

At the end of the lockdown, the Clown-Juggler Artist hits the road on his three-wheeled motorbike and seeks to rediscover his street, his public space, his workplace where he can perform his shows and meet people again. He reflects on the right to housing, nomadism and the importance of seeing our planet as a home for all its inhabitants. In poetic and clownish language, he presents these ideas to the first visitors to his home, in a promise of renewal, unity, hope and a desire to create a better future. In T0+1 these forces are explored – Dynamic Maximum Tension – interpreting them through movement, manipulation of objects and creating a relationship between the human body and the functionalities of this Dymaxion micro unit, on three wheels, with a Forvel-Casal engine. In addition to its stage function, the Camota is also an installation in itself, which the public can visit before or after the show, also functioning as a means of promoting and raising awareness of the project.